quinta-feira, 25 de setembro de 2008

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO




Vou falar neste texto a importância da vacinação dos animais domésticos.
Os animais quando nascem adquirem anticorpos através do colostro (primeira porção do leite materno), que sobrevivem no organismo, do mesmo, por volta de 60 dias.
Como esses animais possuem o sistema imunológico ainda em formação, após os 60 dias de vida os níveis de anticorpos caem para quase zero, por esse motivo é realizada a vacinação, para que eles adquiram imunidade contra as doenças que afetam essas espécies.
A vacinação é feita em 3 doses para que o organismo consiga obter o que chamamos de memória, ou seja, quando vacinados, mesmo que entrem em contato com os vírus ou bactéria causadores das doenças, eles possuam anticorpos contra esses antígenos (agressores).
No mercado existem vacinas nacionais, de baixa qualidade, que não promovem a imunidade ideal, onde qualquer pessoa pode comprar e aplicar em casa, e vacinas importadas, que são de um custo um pouco maior, porém são aplicadas por um profissional (médico veterinário) que vai avaliar o estado geral do animal, vai assinar por essa vacina e se responsabilizar pela mesma.
Para cães existe a v8 e a v10, que protegem contra: cinomose, parvorirose, adenovirose tipo 2, parainfluenza, coronavirose, hepatite infecciosa e leptospirose, essa última sendo causada por uma bactéria, leptospira sp., que pode ser transmitida para os seres humanos.
Para gatos existe a tríplice felina e a quádrupla ( já estando no mercado também a quíntupla felina), que protegem contra: calicivirose, rinotraqueíte e panleucopenia (tríplice felina) e leucemia felina (quádrupla felina).
Ao final da vacinação é feita também a vacina anti-rábica, que por ser uma zoonose representa uma preocupação, assim como a leptospirose.
O que muitas pessoas não sabem, além da diferença da eficácia entre vacina nacional e importada, é que a vacinação deve ser realizada anualmente para todas elas, tanto v8, v10, tríplice, quádrupla felina e anti-rábica. E também que a validade de atuação da vacina contra leptospirose é de 6 meses. Passado esse período é preciso reforçar com uma vacina específica só contra essa doença, principalmente animais que vivem em locais com alto índice de roedores.
A saúde de nossos animais de estimação está em nossas mãos.É preciso ficar atendo para os prazos e qualidade das vacinas que aplicamos em nossos amiguinhos de pêlos.
Quem ama, cuida!!!

Nenhum comentário: